Recamada, linhas do eu (Bruna Alcântara)

Recamada, linhas do eu (Bruna Alcântara)

Quinta 9  >  20h  > Inauguração >  O Casarão > patente até  30 de março
(Inauguração + jantar “A restaurante”)

No dia 9 de março no espaço O Casarão – lugar de artes, entretenimento e comida saborosa – inicia a mostra “Recamada, linhas do eu”, com fotografias, bordados e colagens da artista brasileira Bruna Alcantara. Como parte da programação oficial do Festival Feminista do Porto, a exposição foi criada a partir de autorretratos feitos ao longo de dois anos e caminha por um trajeto de aceitação de Bruna com sua gravidez, das mudanças corporais estéticas do pós parto e da sua adaptação a uma sociedade que não lhe pertence: a sociedade machista portuguesa.
A mostra convida o público a desvendar às resistências da mente feminina as mudanças causadas pelo tempo, pela gravidez e pela maternidade. São através de bordados coloridos e colagens que remetem a arquitetura portuguesa, que a artista expressa sua emoção por meio da pele revelada, do corpo desnudo com a delicadeza das flores ou detalhes de azulejos e com frases de protesto.
Diversos olhares sobre um corpo, feminismo e muita emoção é o que promete a exposição que será aberta ao público no dia 9 de março, a partir das 20:30h. Ainda, os visitantes poderão desfrutar de um saboroso jantar feito pela chef (e também feminista) Cuka Linck – o jantar é servido às 20h30, começando com as entradas postas à mesa, que são à discrição – o segundo prato é sopa e em seguida, o prato principal, que é sempre uma receita autoral e uma agradável surpresa.

~~~A artista~~~
Bruna Alcantara é brasileira, jornalista e atualmente cursa mestrado em Ciência da Comunicação na Universidade do Porto. A profissão de jornalista fez com que se apaixonasse pela fotografia, o que lhe incentivou a fazer retratos que documentassem sua própria existência em terras do além mar. O bordado são lembranças que trouxe da sua infância numa pequena cidade do interior do Brasil e as colagens são um trabalho de análise e documentação de azulejos, batentes, janelas e portas da arquitetura portuguesa.

Data: 09 de março – e todas as quintas do mês de março
Telefone: 912 680 512
Para agendar jantar: ocasarao305@gmail.com
Entrada gratuita. Caso desejes, poderás fazer um donativo para nos ajudares com os custos do Festival (transportes, impressões, etc).

Em todos os eventos do Festival Feminista do Porto poderá ser feita a entrega de produtos de higiene íntima (tampões, pensos, colectores, etc), que serão posteriormente distribuídos em colaboração com a Slut Walk Porto e o Centro de Apoio ao Sem-Abrigo.

No caso de precisares de apoio com crianças para poderes comparecer a algum evento, por favor, escreve para festfeminista.porto@gmail.com, indicando o evento em questão.

recamadas

No Comments

Comentários