“Sobre (in)visibilidade” – O lugar do corpo negro na cultura visual

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

“Sobre (in)visibilidade” – O lugar do corpo negro na cultura visual

Sábado 24, Março H21:30

Na publicidade, na televisão, no cinema, na pintura, na fotografia, nos livros que temos nas nossas prateleiras, quantos homens e mulheres negros e negras estão lá representados? Como são representados?

Pesquiso no Google por ‘imagem e representação do corpo negro na cultura visual’, a par de imagens do corpo negro escravizado, sexualizado, fetichizado, submisso e selvagem, encontro novas narrativas visuais e estéticas, novos discursos de quem se posiciona a partir ‘da barriga da besta’ para desconstruir e criar outras representações sobre si mesmo/a, sobre o seu corpo, sobre a sua (in)visibilidade.

É este o lugar onde me encontro.

A proposta vai no sentido de dinamizar uma conversa/palestra performativa, na qual irei , a partir de uma perspetiva feminista interseccional, retratar e reflectir sobre a forma como o corpo negro (enfatizando o corpo da mulher negra) foi e continua a ser representado na cultura visual. Para tal irei mostrar várias imagens, desde reproduções de pinturas a cartazes de anúncios publicitários. A conversa performativa terá dois momentos, um primeiro no qual abordarei a representação do corpo negro (ao longo dos tempos pela cultura visual ocidental mainstream) e um outro no qual apresentarei o trabalho de algumas artistas, intelectuais e colectivos feministas que com a sua prática desconstroem, rompem, apropriam-se e subverter estas imagens para as resignificar e empoderar, e acima de tudo para criar espaços de reflexão.

Conversa-performática com Melissa Rodrigues.

Detalhes

Data:
Sábado 24, Março
Hora:
21:30
Categorias de Evento:
, , ,
Site:
https://www.facebook.com/events/646767042321208/

Organizador

Melissa Rodrigues

Local

Gazua
Rua João das Regras, 151
Porto, Portugal
+ Mapa do Google
Site:
https://www.facebook.com/GAZUAaccaocomunitaria/